A escola é uma Comunidade “sem muros”

Muros? Só para transforma-los em Arte. Ao chegar no bairro de Parrilheiros, na região Sul de São Paulo, quase saindo da cidade, me deparei com muros pintados com Biotinta. Esses muros mostram espaços locais por onde o projeto Vargem Grande: Comunidade Saudável deixou sua marca. São muros da comunidade e sempre quando tem alguma ação do projeto pessoas se envolvem e pintam desconstruindo as barreiras dos problemas sociais cotidianos.

A ação comunitária é um dos princípios da educação popular inspirada na visão do antropólogo e educador mineiro Tião Rocha. “A educação debaixo do pé de manga” como ele mesmo chama é voltada para o envolvimento de toda comunidade para atuar na mobilização do desenvolvimento e da qualidade de vida de todos que ali vivem. Esse princípio da ação dos muros, por exemplo, é algo característico dos projetos do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), que atua em Minas Gerais, São Paulo e Maranhão e vem inspirando educadores e escolas do Brasil e do mundo.

“O Projeto “Vargem Grande: Comunidade Saudável”representa um modelo de atuação e de materialização dos ideais e da vontade do Instituto Viva Vida em agir, de forma propositiva e exemplar, na promoção de processos de transformação social e construção de Comunidades Saudáveis, em áreas e regiões de São Paulo onde há grandes déficits sociais, principalmente em relação às populações adultas e idosas que ainda se encontram analfabetas, ou marginalizadas ou excluídas da vida social, econômica e cultural destas comunidades.

O que faz uma Comunidade Saudável?

Tião comentou que aquela é uma instituição em permanente aprendizagem sobre o desenvolvimento de Comunidades Saudáveis, e isso inclui os aspectos sociais, ecológicos, econômicos e o desenvolvimento de uma cultura de paz, com princípios éticos e democráticos. Ao assumir a elaboração e execução deste projeto, realizando os sonhos e desejos do Instituto Viva Vida, o CPCD disponibilizou as suas pedagogias e tecnologias, experiências e aprendizados acumulados ao longo de 29 anos, como alternativas e possibilidades concretas de se construir plataformas de transformação social e comunidades saudáveis.”

O CPCD atua onde há grandes déficits sociais, principalmente em relação às populações adultas e idosas que ainda se encontram analfabetas, marginalizadas ou excluídas da vida social, econômica e cultural destas comunidades. A convicção de que “Educação é algo que só ocorre no plural” e que “Desenvolvimento é geração de oportunidades”, forneceu a base para a formulação de metodologias e tecnologias sociais inovadoras.

Além do  Centro Cultural que envolve diversos eixos de trabalho como o de permacultura, alfabetização de adultos, satisfação econômica, em espaços como a biblioteca comunitária e projetos de leitura, atividades de contraturno, entre outros, o projeto anfitria também o Centro de Excelência na Primeira Infância. No dia que cheguei lá estava acontecendo uma reunião com 10 mães mobilizadoras junto com  o pessoal do projeto, agentes das unidades de saúde, o próprio Tião Rocha e demais convidados para conversar sobre ações estratégias de mobilização das famílias e gestantes para organizar uma unidade de parto humanizado e garantir um pré-natal adequado.

A ideia de educação popular acontece em sua sua raiz também no eixo de Alfabetização de Adultos. Um exemplo é o João, que trabalha num bar do bairro e recebe um educador lá mesmo em seu trabalho. Ou seja, o processo de alfabetização e aprendizagem acontece a partir das principais palavras chaves relacionadas com o dia-a-dia dele, como a lista de produtos e preços do estabelecimento. Entre outras estratégias da educação popular estão mediação de leituras, passeios pelo bairro, ida ao mercado, livro de receitas, lista de compras, leitura bíblica, jogos, temas da Carta da Terra, lembranças da infância, contação de histórias, música, artes e até sessão de cinema com pipoca.

A Rua como espaço de aprendizagem 

 

 

 

 

 

“Adotar as ruas para as ruas adotarem os meninos”, é assim que Tião explica a estratégia usada pelo Centro para atrair crianças e adolescentes que geralmente estão nas ruas enquanto mães, pais e responsáveis trabalham. A ideia, inspirada no ditado de que “é preciso toda uma aldeia para educar uma criança”, é de que, em vez de “tirar as crianças da rua”, a rua se torne cada vez mais um espaço educativo e dê oportunidades de convivência. E então eles enchem a rua de jogos e brincadeiras, amarelinha, labirinto, etc. Além disso o centro cultural vira o ponto de encontro e a brincadeira está presente em tudo, seja no “livrômetro” que calcula quantos livros foram lidos por cada um e elege o “leitor do mês”, seja nas atividades de horta e biotinta. Na apresentação dos resultados que acompanhei aquele dia deu pra ver muito que já foi feito nesse sentido, trazendo diversas imagens e depoimentos de antes e depois que mostravam como o espaço foi transformado, e os planos não páram… Tudo pelo propósito de “nunca mais perder nenhum menino”, como Tião sempre repete.

“Empodimento”

Um conceito que não dá pra deixar de mencionar é o que Tião chama de “empodimento”…Lá nesta comunidade, parafraseando o termo empoderamento, o termo empodimento resignifica o senso de “Eu Posso”.Tudo que vivi neste espaço percebi a comunidade envolvida expressando esse empodimento na ação. Compartilhamos o almoço oferecido por mulheres que trabalham com alimentação saudável dentro e fora da comunidade, gerando renda a partir de eventos que elas participam. Ou seja, o projeto atua em vários eixos pelo bem viver da comunidade.

 

 

 

 

TIC-TAC

Outro fator a compartilhar das metodologias pedagógicas do CPCD é o conceito TIC – TAC. TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação, que  só fazem sentido se usadas com as Técnicas de Aprendizagem e Convivência – TAC. Os termos foram criados para fundamentar as experiências vivenciadas nesta pedagogia debaixo pé de manga aonde a liberdade e convivência são os ingredientes principais da educação e desenvolvimento de comunidades sustentáveis.

Resumindo: tecnologias sociais a favor da aprendizagem e da convivência.

 

Fonte do projeto: http://www.cpcd.org.br/vargem-grande-saudavel/

Conheça o CPDC: http://www.cpcd.org.br/